quinta-feira, 5 de maio de 2011

ACNE

Oizinho,
hoje venho falar-vos do Acne, como preveni-lo e a minha experiência.

Em primeiro lugar: O que é o Acne?
  • O Acne é uma doença das unidades pilossebáceas e pode localizar-se na face e no tronco (isto é, ombros, peito e costas). Ele aparece devido a ima interacção entre hormonas, sebo e bactérias que vivem sobre a pele ou dentro delas. Quando as bactérias crescem no sebo dá-se uma inflamação que provoca a erupação cutânea vulgarmente conhecida por burbulhas de Acne.
  • Normalmente o Acne aparece na fase da adolescencia devido ao desenvolvimento das hormonas, sendo, assim, nesta fase da vida em que o Acne assume uma expressão dominante; contudo, também pode aparecer em recém-nascidos e lactentes, bem como, em mulheres e homens adultos. Nestes últimos o Acne pode resultar da acção de agentes farmacológicos ou de cosméticos faciais ou capilares.

desenvolvimento do acne
É muito importante consultar o dermetologista, pois há vários niveis de gravidade e para um deles há um tipo de tratamento.

Como prevenir o Acne?
  1. Lava o rosto em água fria, de manhã e à noite, com um sabonete próprio para peles acneicas. Não uses o sabonete que usas para lavar o corpo, muito menos aqueles que contenham hidratantes.
  2. Esfolia a pele de duas a três vezes por semana (também ajuda a evitar espinhas e cravos).
  3. Depois de lavares e esfoliares o rosto, usa uma loção adstringente, para limpar os poros e controlar a oleosidade.
  4. Usa protetor solar com FPS de no mínimo 30, pelo menos duas vezes ao dia. Lembra-te que o protetor deve ser oil-free (não-comedogênico).
  5. Não tomes banho com a água muito quente. A temperatura elevada estimula a glândula sebácea a produzir mais sebo.
  6. Engana-se quem acha que quanto mais se lavar o rosto, melhor. Retirar em excesso a oleosidade da pele faz com que as glândulas produzam ainda mais óleo, para compensar.
  7. Não espremas as espinhas. Resiste à tentação! Corres o risco de piorar a inflamação e fazer uma cicatriz permanente.
A minha experiência com o Acne:
  • Eu não fugi à regra, o Acne começou a aparecer-me na fase da adolescência. Quando a situação se tornou insustentavel (tinha a cara que parecia um bicho!) comecei a usar o famolo: Clerasil. Não crendo desacreditar a marca, óbvio que não resultou! Fui à dermatulogista, fiz uns quantos exames à pele e fui medicada com umas capsulas cujo o nome já não me lembro. Quando se ingere medicação contra o Acne significa que estamos perante um caso grave de Acne. Fiz o tratamento durante os meses de inverno poque não podia apanhar sol e a pele ficava bastante seca. É verdade que durante o tempo de tratamento e o ano seguinte não me apareceu uma única borbulha. Até que aos poucos as coisas começavam a repetir-se. Fui de novo à dermatologista, voltei a fazer os mesmos exames, os mesmos tratamentos (mas com comprimidos de outra marca porque a minha farmácia alegava não ter a que me for receitada: ERRO! Nunca façam isso!). A minha reacção foi diferente, as borbulhas reduziram, aparecia uma de X em X de tempo mas não deixei de as ter. Acabou o tratamento, continuei com o problema, mas em menor escala. Não voltei à dermatologista porque não tive possibilidade, mas encontrei um sabonete que, em mim pelo menos, me atenua o Acne.
STOP ACNE Sabonete

O STOP ACNE vende-se, por exemplo, no Celeiro-Dieta, faz parte da gama STOP ACNE constituida por: Sabonete STOP ACNE, Loção STOP ACNE de acção instantânea e Cápsulas STOP ACNE.
Eu só uso o sabonete que, apesar de não ter um cheiro agradável (mas que desaparece quando nos enchaguamos), acelera-me o desenvolvimento das borbulhas e deixa-me com menos Acne.

O que a STOP ACNE diz:
  • STOP ACNE tem um largi espectro de acção anti-bacteriana, anti-fúgica, cicatrizante e imunológica, que ajuda a secar e a eliminar as borbulhas e outras lesões causadas pelo Acne. Este produto é também um excelente purificador de sangue.
Bem, a única coisa que tenho a dizer é que estou satisfeita, comigo resulta e recomendo. Mas é sempre importante ser acompanhado por um especialista que vos possa indicar o melhor tratamento para o vosso caso.

Se tiverem este problema e quiserem compartilhar as vossas experiências, comemtem =)

*

3 comentários:

  1. Olá!
    Tenho um sorteio a decorrer no meu blog.
    Passa por lá.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela visita n meu blog :).
    Boa dica dexe sabonete, ainda n 5ª feira tive na celeiro dieta, tnh de procurar exe sabonete.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho0 muitos problemas com o acne.. mesmo com 21 anos, por vezes a minha pele parece que é vermelha de tanta burbulha k tenho, e aparecem muito borbulhas de cabeça branca..
    Tentei já tanta coisa, mas nada resulta... tenho a pele bastante oleosa, o que ajuda no aparecimento das borbulhas.. espero k com o tempo passe, mas n sei n :S

    ResponderEliminar